Segundo dia do ano

Quando pensamos no começo do ano, é inevitável olhar para o ano à diante de nós, como se fosse uma imensa ladeira. Serão 364 dias pela frente, hoje dia 2, incluso. E isso me faz lembrar de uma história fantástica que estou lendo...

O livro Marketing Tuttifrutti, de Mario Persona é um livra bárbaro, apresentando através de crônicas e, no bom português, causos, diversos casos de marketing, de comunicação, de pessoas, pessoal etc., mas ao invés de olhar a teoria e teorizar como deveria ser feito, Persona observa os cases que realmente dão certo, aquele mercadinho da esquina que chama os fregueses pelo nome, aquela ação de preocupação real pela natureza, antes de tanto "buzz" a esse respeito, enfim, um olhar real sobre os negócios que dão certo, deixando para rotular um nome depois.

Dentre os diversos causos deste livro, um me chamou a atenção. O autor em viagem à Escócia observou que apesar da estrada cruzar uma região plana e longa, a estrada era toda entrecortada por curvas abruptadas, hora a esquerda, hora a direita, para então voltarem ao roteiro normal. Enquanto eu lia ao livro, até pensei que se tratava de coronelismo, a estrada cortava as terras das fazendo, e fazia suas fronteiras numa lógica maluca. Mas não é nada disso.

O auto esclarece que diferente do Brasil e do gado, onde o boiadeiro vai atrás "tocando"o gado, para tocar as ovelhas, o pastor vai na frente, mas as ovelhas são teimosas e de gênio difícil. Se elas olham um caminho muito longo pela frente, elas decidem que aonde quer que elas vão, é muito longe e não vale à pena, e empacam! Assim a estrada, murada em pedra com mais ou menos meio metro, é feita com as curvas íngremes, para que as ovelhas sempre vejam o fim do caminho.

Se nosso ano parecer muito longo para você, faça como as ovelhas, e se foque no desafio mais próximo. Eu vejo por exemplo o carnaval vindo por aí, e vocês?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future