Filmes e momentos

Claire: So, you failed.Drew: No, you don't get it.Claire: All right, you really failed. You failed, you failed, you failed. You failed, you failed, you... You think I care about that? I do understand. You're an artist, man.Your job is to break through barriers. Not accept blame and bow and say: "Thank you, I'm a loser, I'll go away now." "Phil's mean to me..." So what?Drew: I don't cry.Claire: You want to be really great? Then have the courage to fail big and stick around. Make them wonder why you're still smiling. That's true greatness to me.But... don't listen to me, I'm a Claire.

É difícil acreditar como tenho filmes pela casa. Mesmo quando compro filmes piratas, se eu os acho dignos, e isso é bastante fácil pelos meus critérios, eu o oficializo tão logo os preços estejam aceitáveis. E eu tenho filmes para todos os momentos. Meu iPod Touch está cheio deles, mais do que de músicas, em espaço ocupado. Assim está meu computador, meu HD externo e uma série de pendrives pelas casa...

Elizabethtown é um destes filmes da minha estante. É um filme que a cada tanto eu revejo. Um filme que para mim fala sobre "a vida não é só trabalho". Cada vez que as coisas vão mal no escritórios ou minhas vendas andam baixas, eu vou lá e assisto o filme, junto com minha esposa ou sem ela. Mas ela é incrivelmente companheira nesse aspecto e geralmente o assiste comigo. "Qualquer idiota pode atingir o fracasso, mas um Fiasco, um Fiasco é um fracasso de proporções míticas". A frase de desespero do Drew, no início do filme, contrasta com sua imersão na família nos próximos 3 dias que ele passará na incrivelmente linda e provinciana Elizabethtown.

A vida não é só trabalho. As coisas não são só preto no branco. A vida pessoal e profissional podem e devem ser separadas. Sucesso não é medido pelo trabalho, mas pela pessoa que somos. Drew precisa descobrir a si próprio depois de 8 anos internado num projeto.

Simplesmente Amor é um filme que eu sempre reservo algumas lágrimas, para o período de festa. São lágrimas de alegria, uma limpeza da alma e uma história, ou melhor, umas oito histórias, com bons finais. E tem um escritor na história. Só para me deixar mais feliz. São lágrimas de alegria, como são aquelas ao assistir Wall-e. Aquele maldito robozinho também me faz chorar sempre. spoiler: Maldita cena de esmagamento, onde ele segura o receptáculo para plantas...
IronMan também é um filme importante para mim. A relação homem-tecnologia representa muito para mim. A superação e a capacidade de invenção fictícia de Tony Stark, criando um linux para rodar num laptop velho e compor um sistema operacional para sua armadura é fantástico e, acreditem ou não, eu acho inspirador. (o filme dois eu revejo também, mas só pelo entretenimento e pelas cenas em Mônaco, a armadura na maleta e as cenas de corrida são fantásticas, quase dá ouvir Galvão Bueno narrando).

Tem mais dois filmes que fazem momentos na minha vida: Uma verdade inconveniente, pela estética do filme. A relação presente de Al Gore com seu MacBook pró, fazendo-o como coadjuvante do filme, dividindo suas palestras e o ato de faze-las. Vale mais que a mensagem do filme para mim. Piratas do vale do Silício vale para mim pelas mesmas razões do filme IronMan, o entusiasmo e a criação de dois desenvolvedores é tão inspiradora quanto IronMan para mim, talvez mais, por que é real. Mas só talvez...

Existe ainda uma série de curtas que eu gosto de ver sempre que posso: Obsolescência Programada, produção espanhola fantástica sobre o que é o Lixo Digital e a criação de produtos feitos para durarem poucos. A forma como somos literalmente manipulados, para continuar comprando. Me faz desejar refrear meu entusiasmo por compras, que sempre foi tão acachapante. Ilha das Flores me lembra da diferença social, que coloca homens atrás das prioridades de porcos. 

Outros filmes na estante também têm significados. Mas estes são, sem dúvida, os que eu mais retorno sempre e sempre para ver...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future